Como evitar falhas mecânicas em seu veículo

Serviços De Guincho 24 horas

Como evitar falhas mecânicas em seu veículo


Os custos gerados por falhas mecânicas nos carros são uma das maiores dores de cabeça dos motoristas. No final do dia, algumas dessas falhas podem envolver despesas econômicas altas. Saiba como evitar falhas mecânicas em seu veículo, com as dicas mencionadas neste artigo.

Felizmente, a adoção de uma série de hábitos de direção e manutenção permitirá minimizar a ocorrência dessas falhas, evitando que aconteça imprevistos em vias públicas que impliquem na necessidade de acionar o serviço de guincho SP. Confira a seguir quais as condutas a serem tomadas para evitar problemas em veículos:

Observe a temperatura do motor

Como você sabe, o motor de um carro atinge temperaturas muito altas, devido à combustão do combustível e ao atrito das peças.

Qualquer problema no resfriamento ou lubrificação do motor pode levar a falhas caras, devido à quebra ou apreensão de peças.

Líquido de refrigeração

Certifique-se de reabastecer o líquido de refrigeração sempre que necessário. Verifique os níveis de frio. Substitua o líquido de refrigeração conforme indicado pelo fabricante e use o produto com altas concentrações de glicol.

Óleo

Sempre use o tipo específico de óleo recomendado para o seu motor de carro. Faça a troca como o indicado no manual ou toda vez que viajar pelo número de quilômetros especificado, o qual pode variar entre 5.000 km a 10.000 km, por exemplo.

Marcha

Não acelere ou troque as marchas bruscamente, uma vez que o óleo precisa atingir a temperatura e viscosidade corretas antes de oferecer 100% de seu desempenho. Por esse motivo, é recomendável aguardar alguns minutos antes de fazer grandes demandas no motor.

Deixe o turbo repousar

Os motores turbo-alimentados possuem um compressor que pode girar a 250.000 rpm. Essa taxa de rotação requer lubrificação ideal.

Se você deseja prolongar a vida útil desta peça e evitar reparos que podem custar muito caro, deixe o motor em marcha lenta ao dar partida e ao parar o carro – quando o motor estiver sujeito a altas exigências.

Comece a marcha em baixas rotações, permitindo que o turbo se lubrifique adequadamente.

Vale ressaltar que muitos veículos atuais incorporam sistemas automatizados, para manter o motor em marcha lenta durante o estacionamento, após submetê-lo a um grande esforço.

Preserve a bomba de combustível

Evite usar combustíveis de baixa qualidade que tenham excesso de água ou metal. Não deixe o tanque de combustível chegar a reserva, pois a bomba de combustível deve sempre permanecer submersa.

Cuidados com a embreagem

O reparo da embreagem pode custar muito caro, portanto, esse elemento mecânico também merece sua atenção máxima. Aprenda a usá-lo da maneira certa:

Pise na embreagem sempre suavemente e de forma total ao trocar de marcha. Não mantenha a embreagem pressionada durante as paradas do semáforo. Em vez disso, use o apoio para os pés.

Use as marchas certas

Um dos maiores mitos da direção eficiente é a sugestão de sempre dirigir com a maior marcha possível e a baixa velocidade. Este princípio não está totalmente correto.

Primeiro, nenhum motor deve funcionar abaixo de 1.500 rpm – no caso da gasolina – ou 1.200 rpm – no caso do diesel.

Além disso, se você dirigir em uma marcha longa com rotações muito baixas e acelerar com intensidade poderá ocorrer desgaste prematuro da cabeça do cilindro; bem como consumo excessivo de combustível.

Essas dicas devem ajudar a evitar falhas mecânicas no seu carro, lembrando que é importante manter a manutenção preventiva em dia.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?