Dicas essenciais para evitar o desgaste dos freios de veículos

Serviços De Guincho 24 horas

Dicas essenciais para evitar o desgaste dos freios de veículos

Os freios são a primeira rota de segurança (e talvez a mais importante) que o motorista tem para evitar acidentes. Não é algo que deva ser considerado uma das menores preocupações, uma vez que o bom estado do sistema de freio pode simplesmente salvar sua vida. Confira neste artigo quais são as dicas essenciais para evitar o desgaste dos freios de veículos.

Realizar a manutenção preventiva e avaliar a situação dos freios é essencial para evitar possíveis acidentes ou que o veículo sofra uma falha mecânica que pode deixá-lo na mão em plena via pública, momento em que podemos necessitar do auxílio de um serviço de guincho 24 horas SP.

Importância do sistema de freios

O sistema de freio nos ajuda a diminuir a velocidade e parar o veículo. O seu bom estado é de importância vital, pois permite uma manobrabilidade adequada do veículo na estrada, bem como uma parada eficiente do carro contra eventos imprevistos. Devido à sua importância na direção, o sistema de freio está sujeito a desgaste contínuo, razão pela qual uma revisão e manutenção contínuas são importantes para que a segurança do motorista, passageiros e demais pessoas que circulam nas vias.

Em geral, o mau estado dos freios, ou seu desgaste progressivo, não são perceptíveis de maneira muito óbvia por parte do motorista, ou talvez não estejamos acostumados a prestar a devida atenção a certos sinais que nos alertariam que algo não está funcionando corretamente.

O que podemos fazer para evitar o desgaste prematuro do sistema de freio?

Evite dirigir com agressividade 

Além de ser um mau hábito que coloca você e todos em risco, a direção agressiva deteriora rapidamente seus freios. Dentro do sistema de freio, as peças que mais sofrem desgaste são os discos e as pastilhas. É claro que esse desgaste depende dos quilômetros percorridos ou da vida útil, mas também do estilo de condução de cada pessoa. Um estilo de direção agressivo, com acelerações constantes e paradas violentas, desgastam e reduzem a vida útil do sistema de freio.

Atenção aos sinais 

Atualmente, muitos veículos possuem um sistema de alarme que alerta o motorista com antecedência quando os freios precisam de manutenção. Se não for esse o caso, preste atenção aos pequenos detalhes, às irregularidades que você pode sentir toda vez que pressiona o pedal do freio, por exemplo.

Cuidado com as pastilhas de freio 

Se, ao pisar no freio durante a condução, você sentir uma vibração estranha, talvez seja um bom momento para realizar uma revisão técnica. Da mesma forma, se começarmos a sentir que, para frear de maneira ideal, precisamos pressionar o pedal do freio com força, o mais provável é que as pastilhas ou o disco estejam danificados. Realize uma inspeção e manutenção rápidas, fazer uso do seu sistema de freio nesse estado pode ser prejudicial ao seu veículo e risco à sua integridade.

Tenha sempre em mente a importância das boas condições dos freios para o desempenho do seu veículo e também para a sua segurança.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?