O que é a manutenção preventiva e por que ela deve ser realizada?

Serviços De Guincho 24 horas

O que é a manutenção preventiva e por que ela deve ser realizada?

Qualquer proprietário de veículo deseja que seu carro permaneça sempre nas melhores condições, continue a ter o melhor desempenho e a se sentir tão confortável como sempre enquanto o dirige. Mas, para isso ser possível é preciso conhecer a importância da manutenção preventiva automotiva e por que ela deve ser realizada.

Manutenção Preventiva – O que é e por que realizar?

A manutenção preventiva consiste em uma série de revisões que são realizadas em um determinado período para reduzir as chances de falhas ou desgaste que justificam um reparo caro do veículo, as quais podem fazer com que precise do serviço de guincho SP para remoção em casos de pane nas rodovias, por exemplo.

Como os carros são máquinas que tendem a sofrer desgaste em suas peças com o uso e o tempo, seu compromisso como motorista é de fundamental importância para verificar sua operação com a frequência indicada no manual do veículo.

O objetivo da manutenção preventiva do veículo é saber que o funcionamento de peças e sistemas mais importantes, como pneus, bateria, sistema de freio, suspensão, iluminação, escapamento, entre outros, é adequado para evitar danos que podem não apenas afetar o veículo, mas também sua segurança e a de sua família.

Quais itens são avaliados e realizados na manutenção preventiva?

Sistema de lubrificação

É necessário proteger o motor e suas peças em constante movimento e atrito, por meio de troca de óleo, troca de filtro de óleo, troca de filtro de ar e limpeza de lodo no motor. É importante executar o serviço de limpeza de lodo a cada troca de óleo para remover sedimentos e partículas abrasivas. O lodo pode obstruir seriamente os dutos ou filtros de lubrificação.

Sistema de pneus

Alinhamento, balanceamento,  montagem e rotação. Sabemos que os pneus são o único contato que seu carro tem com a superfície, então eles têm um papel vital na sua segurança.

Sistema de refrigeração

É responsável por regular a temperatura de um carro. Seu principal objetivo é dissipar o calor produzido pelo motor quando está em funcionamento e mantê-lo na temperatura ideal.

Sistema de combustível

Sem manter esse sistema e trocar o filtro de combustível no momento certo, a poluição gerada pela água e algumas partículas do tanque de combustível e dos depósitos que produzem, acaba causando um mau funcionamento do motor e a perda de potência. A limpeza realizada no procedimento contribui para a economia de combustível e, portanto, reduz as emissões que poluem o meio ambiente.

Sistema de freio

Deve-se verificar se o fluido de freio está no nível ideal a cada dois meses, aproximadamente, pois o carro depende dos freios para manter a pressão necessária para operar. Também é muito importante verificar as condições das pastilhas de freio pelo menos a cada 15 mil quilômetros.

Sistema de ar condicionado

A troca do filtro quando necessário e a limpeza do sistema devem ser realizados. Lembre-se de que a contaminação de partículas do ambiente causa perda de eficiência do filtro. Quando o filtro não funciona corretamente, a umidade do ar condensa e gera fungos que produzem maus odores no interior do veículo e, eventualmente, danificam todo o sistema.

Esses são apenas alguns dos itens realizados e avaliados na manutenção preventiva, ou seja, o carro precisa estar em dia para evitar quaisquer problemas no veículo e para segurança do motorista e passa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?